Blog

Utilização de slow feeders na alimentação

Utilização de slow feeders na alimentação

A alimentação é um recurso muito importante e valioso, e apesar de atualmente os nossos cães não precisarem de lutar por alimento, é importante utilizar o instinto para criar momento de estimulação mental e torná-lo o momento de alimentação mais duradouro e cansativo. Para o fazer basta criar formas diferentes para oferecer o alimento e não o deixar disponível.
 
Um slowfeeder, seja de que tipo for, obriga o cão a comer mais devagar. Impede que consiga por na boca um bocado muito grande de comida, pois faz com que precise de empurrar o objecto com o nariz/língua/pata para tirar comida, ou porque a comida está escondida ou espalhada fazendo com que apenas consiga comer ingerir pequenas porções de cada vez.
 
Além dos benefícios da utilização de slowfeeders a nível da estimulação mental destacam-se também as vantagens a nível da saúde digestiva. A ingestão do alimento de forma mais lenta, promove uma melhor digestão dos alimentos e menor ingestão de ar durante a preensão do alimento. Desta forma diminui o risco de distenção/torção gástrica (condição muitas vezes fatal), diminui o risco de engasgamento e vómitos.
 
Existem diferentes tipos de slow feeders, que devemos escolher de acordo com o tipo de alimentação, o nível de habilidade do cão e, claro, o seu tamanho. Pode utilizar taças labirinto, pode dar a comida dentro de brinquedos, espalhada num tabuleiro liso ou bandeja com sulcos.
 
Taças Labirinto – Wave, Swirl, Drop, Flower, Notch – Servem para ração e para alimentação natural RuffDog. Existem em diferentes tamanhos e incluem uma base de borracha para impedir que deslizem pelo chão.
 
SloDog – uma bandeja com sulcos com a comida toda a vista, que não precisa de perseguir evitando a frustração. Ideal para cães muito ansiosos ou com elevados níveis de stress.
 
Lickimat – Buddy, Playdate, Slomo ou Shooter – Ideal para Alimentação Natural RuffDog (barf ou cozinhada) evitam que o seu cão engula grandes porções de comida – com diferentes texturas, cores e tamanho. Podem ser congelados com a comida e são fáceis de lavar.
 
Lickimat – Wobble – Ideal para Alimentação Natural RuffDog (barf ou cozinhada), pode também ser utilizado com manteiga de amendoim ou pastas caseiras, evitam que o seu cão engula grandes porções de comida – a sua forma redonda faz com que não fique imóvel, tornando o momento ainda mais estimulante e cansativo.
 
Spin – Blue ou Flower – com um acessório giratório pode ser adaptado tanto a alimentação natural como a ração, pode ainda ser utilizado para um momento lúdico e de estimulação.
 
Treat Tumble – brinquedo de interação apto para treats ou ração, promove a interação do cão com o brinquedo através do nariz e/ou patas


×